Sobre Minimalismo e Equilíbrio: um estilo de pensamento e de vida.

Fonto: Getty Images

Essa semana li posts em três blogs à respeito do minimalismo. Isso é algo em que tenho pensado com frequência, visto que corrobora com o estilo de vida que quero alcançar um dia. Minimalismo é uma ferramenta para chegar no ponto em que quero.

Tenho comigo a ideia de que o equilíbrio é o segredo da vida. O equilíbrio entre todas as coisas se encaixa perfeitamente quando buscamos ter uma vida satisfatória. Inclusive, tem embasamento bíblico quando lemos sobre os frutos do espírito em Gálatas 5:22 e cita a temperança. Temperança nada mais é do que domínio próprio, equilíbrio. O equilíbrio tem sido um alvo para mim, do tipo que transformamos em  parâmetro de ação e pensamento. "Estou agindo com equilíbrio nesta situação?" "Poderia ser mais suave, ou mais incisivo?" Mais ou menos desta forma.

Li um Post da Thais Godinho do Vida Organizada que é exatamente o conceito que tenho e que vou tentar praticar daqui pra frente. Ela diz que minimalismo:

"Significa você encontrar o mínimo necessário para a sua família viver, questionando o consumo e fazendo melhores escolhas, todas com propósito." 
Ou seja, significa achar o seu ponto de equilíbrio.

Por que buscar equilíbrio através do minimalismo?


O fator mais importante que me leva a buscar estes caminhos é o tempo. Além de termos uma vida muito curta para viver tudo o que queremos, os dias são curtos também. Trabalhamos muito, vivemos e ganhamos pouco.

Em um outro Post, Thais Godinho fala sobre a vida minimalista do presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, e cita palavras dele de uma matéria da Época Negócios onde ele fala com poucos palavras todo esse significado: 

"As pessoas não compram com dinheiro, compram com o tempo que tiveram que gastar para ter esse dinheiro. Não se pode desperdiçar esse tempo, é preciso guardar algum tempo para a vida".

Sou uma pessoa propensa à acumular coisas. Adoro comprar, e percebo que essa meu gosto é pelo simples ato e não pelo objeto adquirido em si. Adoro fazer as coisas muito complexas e isso me deixa cansada. Um exemplo é que adoro cozinhar, inventar receitas e fazer novas, elaboradas e diferentes. Porém no dia-a-dia tenho diversas coisas a fazer e isso gera a falta de eficiência e efetividade.

Preciso ter cuidado com a aparência, unhas feitas, maquiagem, cabelo arrumado. Mas preciso chegar a um meio termo quanto a isso. Ninguém espera que sejamos estrelas de cinema todos os dias. Buscar chegar num ponto em que tenha atingido meu objetivo satisfatoriamente com o mínimo de esforço é o que me faz pensar no minimalismo como solução para o meu problemas.

Buscamos fazer tantas coisas na vida e dedicar muito de nós apenas em uma dessas coisas faz com que negligenciemos as outras. Por isso talvez o minimalismo seja a resposta para vivermos com mais qualidade e menos quantidade, para que gastemos menos e tenhamos mais satisfação.

Se gastamos menos esforços e dinheiro com coisas, poderemos nos dedicar ao que realmente nos importa.
Pensemos nisso...

Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Run Helen! Blog Design by Ipietoon